Nutracêuticos na dor

Saiba mais como os nutracêuticos podem ser utilizados como terapia complementar na dor crônica.

Alguns alimentos ou suplementos podem ser utilizados no tratamento complementar da dor crônica proporcionando melhora nos resultados clínicos, assim como na qualidade de vida destes pacientes.

Nutracêuticos são partes de alimentos com propriedades medicinais que podem ser usados como complementos no tratamento de algumas doenças, inclusive na dor crônica.

Devem ser utilizados sob orientação médica ou de um nutricionista, após avaliação de cada caso, para avaliar a necessidade de seu uso e quantidade diária recomendada, evitando assim, consequências para a sua saúde.

Conheça alguns nutracêuticos que podem ser recomendados em pacientes com dores crônicas:

  • Cúrcuma: principal ativo – curcumina – atua nos processos inflamatórios e como antioxidante, reduzindo os marcadores de estresse oxidativo, e consequente diminuição de radicais livres. É uma especiaria bem indicada para incluir na rotina com benefícios à saúde. A piperina presente na pimenta preta ajuda a aumentar sua absorção.
  • Boswellia serrata: é uma planta originária da Índia, indicada em dores articulares e após exercícios físicos para acelerar a recuperação. Tem propriedades anti-inflamatórias, podendo ser usada nos casos de artrite e osteoartrite.
  • Coenzima Q10: estudos demonstraram que pacientes com fibromialgia que receberam suplementação com CoQ10 apresentaram redução da dor em articulações, melhora no sono, no estado de alerta mental, na fadiga e nos sintomas de ansiedade e depressão.
  • Resveratrol: é encontrado no suco de uva natural, no vinho tinto e no cacau. Possui propriedades anti-oxidantes com efeito protetor contra o estresse oxidativo, além de propriedades anti-inflamatórias, neuro e cardioprotetoras.

Deixe um comentário