A endometriose está fortemente ligada a um componente hormonal, sendo o estrogênio um fator importante para seu aparecimento e manutenção. Está ligada à dor e infertilidade e esses fatores contribuem para uma alteração no estado emocional de muitas mulheres. O desconhecimento sobre os sinais da doença contribui para a disseminação de vários mitos sobre a endometriose. Vale lembrar que o diagnóstico precoce reduz os riscos de complicações.
1. A Endometriose causa infertilidade?
✅VERDADE
É a principal causa de infertilidade feminina. Quando há focos de endometriose nas tubas uterinas e ovários há uma inflamação local alterando o funcionamento adequado destes órgãos. No entanto, após o tratamento, muitas podem recuperar a fertilidade.
2. As atividades físicas estão indicadas em quem tem endometriose?
✅VERDADE
Os exercícios são essenciais. Recomenda-se uma atividade aeróbica regular, 3 a 4 vezes por semana, por 30 a 40 minutos. Caminhada, corrida e natação são boas opções, pois ajudam a diminuir índice estrogênico e melhoram a imunidade.
3. Cólicas intensas é certeza de endometriose?
❌MITO
Apesar da cólica menstrual ser o sintoma mais frequente, nem sempre está associada à doença. Outras condições também podem provocar este tipo de dor, como: cistos, miomas e alguns tumores. As cólicas menstruais muito fortes, que atrapalham a rotina da mulher, são um sinal de alerta e devem ser investigadas.
4.Todas as mulheres com endometriose precisam operar?
❌MITO
Nos casos em que a endometriose está em estágio avançado, é necessário tratamento cirúrgico acompanhado de complementação clínica. Já para os casos em fase inicial, existe a possibilidade de tratamento clínico.
5.A endometriose só é diagnosticada após os 30 anos?
❌MITO
Pode surgir imediatamente após o início da vida menstrual, inclusive em adolescentes. Entre 40% e 50% das adolescentes que têm cólicas intensas (que as deixam incapacitadas de realizar tarefas básicas) podem ter endometriose.