A bursite do ombro, também chamada de bursite subacromial ou bursite subdeltoidea é uma das causas mais comuns de dor no ombro.
A bursite é uma inflamação na bursa, uma pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como amortecedor entre ossos, tendões e tecidos musculares.
A dor da bursite costuma se localizar na parte superior do braço, ao longo do músculo deltóide e pode irradiar-se para o cotovelo. Normalmente, no início, a dor é leve e vai se intensificando ao longo de dias ou semanas. Piora com a movimentação do braço, principalmente ao levantá-lo acima do ombro. Com o tempo, a dor pode aparecer durante o repouso ou atrapalhar o sono, especialmente se o paciente dormir de lado, em cima do ombro afetado.
A dor pode limitar movimentos como coçar as costas, fechar o sutiã ou vestir uma blusa.
Como o paciente sente dor e a intensidade vai progredindo, é comum evitar utilizar o ombro afetado piorando o quadro.
O tratamento da bursite subacromial consiste em repouso no início, aplicação de gelo, analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia.
A Acupuntura também está indicada no controle da dor nesses casos, com ação anti-inflamatória permitindo assim, uma melhor performance no tratamento de reabilitação.