Cólica menstrual ou dismenorreia é definida como uma dor pélvica, em cólica, que se irradia para a região lombar ou parte interna das coxas, de intensidade variável (leve a intensa), e se repete ciclicamente com a menstruação. Pode estar associada a náuseas, vômitos, diarreia, tontura e dor de cabeça.
É uma queixa muito frequente, porém em algumas mulheres pode atrapalhar as atividades do dia a dia.
Estudos apontam que, em mulheres com cólicas, há um aumento nos níveis de prostaglandina no sangue, aumentando as contrações uterinas durante a menstruação e assim, provocando dor.
Podem ser classificadas em primária, quando não há outras doenças causando as cólicas ou secundária, quando há alguma outra causa associada, como por exemplo a endometriose. Por isso, é importante procurar um ginecologista nos casos de dor intensa para determinar um diagnóstico correto.
A Acupuntura vem sendo, cada vez mais recomendada para o tratamento de cólicas menstruais. Em algumas mulheres pode haver diminuição no uso de medicações ou até mesmo não precisar usá-las, diminuindo assim, seus possíveis efeitos adversos. Além disso, a Acupuntura age também nos aspectos emocionais, trazendo maior disposição e melhor qualidade de vida neste período.