A dor na coluna é a segunda causa mais frequente de dor nos consultórios, atrás apenas da dor de cabeça. Há muitas causas que variam de acordo com a idade.
Mesmo sendo comum, existem situações em que essa dor deve merecer uma atenção especial e uma avaliação médica mais cuidadosa, como por exemplo, dor persistente, presença de febre e perda de peso, dor em idosos ou crianças .
A seguir, veja algumas dicas para prevenir o aparecimento desse incômodo.
🔸Mantenha uma postura correta e para quem trabalha sentado por muito tempo, a cada 50 minutos sentado, procure ficar 10 minutos em pé.
🔸Evite carregar peso em excesso: sacolas, mochilas e bolsas podem sobrecarregar a coluna. Tente utilizar carrinhos ou dividir o peso.
🔸Mantenha um peso saudável: o sobrepeso pode provocar dores nas costas e articulações.
🔸Alongue-se: fazer alongamento para as costas diminui a tensão muscular e previne o aparecimento de dores.
🔸Praticar exercícios físicos: fortalece a musculatura protegendo a coluna. Para quem não tem o hábito de fazer essas atividades, é importante procurar orientação e não exagerar na carga de exercícios.
🔸Não assista TV na cama e também não deite de lado com a cabeça apoiada no braço do sofá. Sente-se adequadamente, o ideal é ter um apoio para a cabeça.
🔸Quando acordar, levante-se calmamente. Lembre-se que a sua coluna estava em repouso. Vire para o lado, dobre as pernas e impulsione o corpo com a mão ao mesmo tempo que coloca as pernas para fora da cama.