A Endometriose é caracterizada pela presença de tecido uterino, o endométrio, fora do útero. Pode aparecer nos ovários, tubas uterinas, septo vaginal, bexiga, intestino, em qualquer outro órgão abdominal e raramente, nos pulmões e pleura.
É mais prevalente em mulheres entre 30 e 40 anos, sendo frequente em mulheres sem gestação anterior. Pode ocorrer em mulheres mais jovens, inclusive adolescentes.
É uma doença ginecológica, tendo como principal sintoma, cólica de forte intensidade na parte inferior do abdômen, principalmente durante o período menstrual. Pode causar dor pélvica crônica, dor lombar, irregularidade menstrual, dor durante relações sexuais e infertilidade. De acordo com a localização da implantação do tecido endometrial, podem ainda, ocorrer alterações urinárias (urina com sangue e urgência para urinar) ou gastrointestinais (dor durante as evacuações, sangramento retal durante a menstruação, diarreia ou constipação).
O tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico, dependendo de cada caso.
A Acupuntura vem sendo recomendada de forma complementar ao tratamento convencional, principalmente para alívio das dores e melhora das alterações emocionais, como ansiedade e estados depressivos. Além disso, em alguns casos, há a possibilidade de diminuir os efeitos adversos das medicações utilizadas.
Não é normal sentir dor intensa durante a menstruação que interfira nas atividades diárias. Se isso acontece com frequência, procure um especialista na área.