A dor é um sintoma presente em muitas doenças. Há algum tempo atrás, era vista como uma sintomatologia relacionada a alguma patologia, atualmente é considerada uma situação que requer conhecimento específico para sua avaliação e tratamento, especialmente nos casos crônicos.
A Medicina da Dor é uma especialidade relativamente nova e cada vez mais, outras especialidades médicas estão atuando em conjunto com o especialista em dor ou encaminhando seus pacientes.
O Médico da Dor tem como principal objetivo reduzir e controlar a dor, buscando as causas específicas para um diagnóstico preciso, através da história clínica, exame físico, estudos laboratoriais, radiológicos e bloqueios quando necessários para um tratamento mais efetivo.
Há diversos recursos disponíveis para o tratamento da dor, que devem ser adequados a cada caso.
Além disso, há preocupação com outros aspectos na vida dos pacientes, como alterações emocionais (ansiedade e depressão), distúrbios do sono, dificuldade em realizar tarefas do dia a dia e outros, que podem estar presentes em quem está sentindo dor por muito tempo.
Em alguns casos, podemos contar com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e outros profissionais para orientação, reabilitação para atividades físicas e planejamento alimentar com o intuito de tratar o paciente de forma global.
Dor tem tratamento!
Uma vida sem dor é uma vida com qualidade!!